quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Umas perguntas básicas?


Quando eu era criança adorava encher os outros de perguntas, como toda criança faz... quem eu sou? de onde eu vim? porque nasci? quem é Deus? inúmeros besteirols infantis, mas que fazem parte dessa etapa de vida, andei pensando nesses momentos essa semana, e lembrei da mais absurda questão que fiz à minha mãe ------- MÃE PORQUE EU TOMO ÁGUA NO COPO, E NÃO COMO ALGUNS ANIMAIS QUE LAMBEM E ÁGUA SOBE? é realmente absurdo essa questão, e a resposta foi pior ainda, pois não me convenceu ---- HÁ MINHA FILHA, PORQUE DEUS CRIOU CADA UM DE UM JEITO, E OS ANIMAIS NÃO TEM MÃOS PARA PEGAR NO COPO.
É né ela achou que me convenceu, mas eu fui mais fundo, peguei um prato e tentei com imitar meu gatinho lindo o RICK ( era fofo demais )pois bem não consegui, mas até hoje tenho essa dúvida irritante, e já que a resposta de mamis não me convenceu, vamos à BIOLOGIA!!! Sem contar que o mais impressionante é que as vezes eu tomo água e ela escorre no cantinho da boca, e os GATINHOS são muuuuuuuuuito chiques eles tomam líquido direitinho vê só:

Cientistas americanos descobriram o mistério de como os felinos conseguem beber elegantemente a água e o leite sem fazerem sujeira. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (11) por pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Princeton, ambos dos Estados Unidos.

Com a ajuda de vídeos, eles descobriram que gatos domésticos e felinos selvagens, como o tigre, utilizam com perfeição o equilíbrio entre duas forças da física: a gravidade e a inércia.

Para beber, os gatos curvam a extremidade da língua na forma de uma concha e a estendem sobre a tigela. Esse fenômeno havia sido observado pela primeira vez em 1940, com a ajuda de uma câmera. Agora, no entanto, com auxílio de câmeras de grande precisão, a equipe de pesquisadores observou que apenas a extremidade da língua do gato toca o líquido.

Ao contrário dos cães, os gatos não mergulham a língua toda na água ou no leite enquanto estão bebendo. Segundo os cientistas, o recurso utilizado pelos felinos é muito mais sutil e elegante.

A extremidade da língua do gato toca apenas a superfície do leite e se encolhe rapidamente. Desta forma, cria-se uma coluna de líquido entre a língua e a superfície do líquido. Essa coluna é resultado de um equilíbrio delicado entre a gravidade (que puxa o leite de volta para a tigela) e a força da inércia (que é a tendência do líquido continuar em movimento).

Os gatos domésticos dão quatro lambidas por segundo, recolhendo 0,1 ml de líquido em cada uma delas. Segundo os pesquisadores, a quantidade de líquido ingerida depende do tamanho e da velocidade da língua. Por isso, o gato define a velocidade da lambida para captura o máximo da bebida.

Fonte da resposta: http://somosloucosporgatos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário